Estratégia para criar cartão de fidelidade eficaz

17 Março 2021

Embora as caixas de selos possam ter benefícios para uma ampla variedade de lojas ou negócios, é importante entender a estratégia que será aplicada a cada um.

As embalagens dentro da plataforma Fidelity Stamp são flexíveis e podem ser personalizadas de acordo com a estratégia selecionada para fazer com que os clientes façam uma compra repetida.

Estratégia

Para levar a cabo a estratégia tem de ter em conta o que pretende alcançar, que o cliente retorna muitas vezes por um valor de compra inferior, ou que quando retorna o faz por uma grande quantia. Por exemplo, se o papelão for utilizado em clínica veterinária para o serviço de “corte de cabelo e banho”, podemos criar a regra de que cada selo será ganho a cada vez que o serviço for realizado. Só temos que decidir o número de selos e podemos prosseguir com a criação do cartão. Se o cartão for utilizado em serviço de hospedagem, pode-se definir que cada selo será ganho a cada estadia de 4 noites. O número de selos no cartão, neste caso, irá variar se for um hotel onde o cliente retorna mais vezes por ano ou uma cabana onde o cliente médio é de 1 a 2 vezes por ano.

Revendo dois conceitos importantes ao criar um papelão:
Selo: defina claramente o que é igual a
Quantidade: dependendo do serviço e da frequência de venda do produto ou serviço, o número de selos em uma caixa dependerá.

Regras

É importante sempre ter regras claras para eliminar qualquer tipo de confusão. É por isso que nas regras é sempre recomendado deixar claro a que corresponde cada selo e se há alguma outra limitação importante a ser mencionada.

Validade

A validade do cartão é importante porque o cliente o levará em consideração para garantir que o mesmo retorne no prazo estabelecido para usufruir do benefício. A validade dependerá do serviço para o qual um tíquete está sendo criado. Por exemplo, para gastronomia é geralmente 1 mês e para alojamento a validade média é de 1 ano. Você sempre terá que levar em consideração a estratégia e quantas vezes queremos que nosso cliente volte para fazer a compra.

Feedback

Assim que tivermos a estratégia delineada e nosso papelão estiver sendo usado por nossos clientes, ouvi-los é um passo importante para melhorar. Você sempre aprende com eles e podemos adicionar ou remover alguma regra para que o papelão seja muito mais eficaz. Cada loja tem suas peculiaridades, então ouvi-las pode ser um grande passo para aprimorar a estratégia.

O objetivo de ter uma caixa de selos é fazer com que seus clientes empresariais voltem com mais frequência e não vá para a concorrência, gerando fidelização e relacionamento.